sexta-feira, 5 de março de 2010

Ambrizete 05-03-1968

Meus queridos pais:

Espero que ao receberem esta minha carta se encontrem de óptima saúde, que eu bem.
Cá recebí a vossa carta e peço desculpa de não ser muito rápido a responder, mas umas vezes não tenho tempo, outras vezes não estou cá e também há um bocadinho de preguiça, no entanto prometo que de futuro serei mais rápido nas respostas.
Espero que ja tenham recebido aviso para receber o dinheiro, eu cá recebí no dia 21, pagaram-me desde o dia 4 de Janeiro 919,00 escudos, neste dinheiro não está incluido o prémio de viatura, parece que só recebemos a partir deste mês.
Acho bem que tenham comprado a mobilia, no fim do ano podiam comprar um frigorifico, levantavam o dinheiro que depositam e compravam a pronto, deve custar á volta de 5.000,00 escudos e depois todos os mêses depositavam uma importância como se fosse a prestação.
Se o Zé Manuel passar de classe diga-lhe que lhe mando uma prenda, uma coisa como ele nunca teve.
Eu já estou bem, tive um princípio de anginas, vinha de "Bessa" e começou a chover tive de secar a roupa no corpo, quanto ás gripes aí deve ser o fim do mundo deve fazer um frio dos diabos, cá não, é muito calor mas eu dou-me bem, no entanto estamos na época das chuvas, normalmente só chove de noite mas é chover a valer, de dia é calor mas aqui como estámos á beira mar é mais fresco, mas creio que o clima aqui no norte é melhor.
Amanhã ás 5 horas da manhã vou para "Bessa Monteiro" é mais uma viagem, temos lá 3 carros avariados, um deles está na "Mata da Sanga", Quartel General dos Turras, o carro está enterrado na lama, vamos ver se o meu o consegue arrancar de lá. Esta viagem para "Bessa" é só mato e capim dum lado e do outro, passámos pela Mata dos Elefantes, outro dia tive de atravessar esta mata sózinho, a coluna partiu-se, como em todas as colunas os nossos carros seguem em terceiro lugar, os dois da frente adiantaram-se os de trás atrasaram-se e eu fiquei sózinho com 5 rapazes da escolta, ás tantas depois de uma curva surgiu uma manada de elefantes tive de parar e esperar que eles passassem, foi a primeira vez que vi uma manada tão perto de mim, não é brincadeira nenhuma esta viagem, só lama, buracos, água, um tipo tem de fazer o impossivel com os carros, esses corredores de automóveis da cidade deviam vir para cá
São estas as noticías da guerra, nada de sensacional para contar, fala-se aí muito mas pode acreditar que 99,9 por cento é mentira, na Guiné está muito mau, aqui é ao contrário, ainda agora tivemos um carnaval de categoria, baile com pretas, mas tudo serve, no domingo passado houve um casamento entre dois mulatos mas de categoria, veio gente de Luanda, lá me convidaram e foi a primeira vez que ví um turra , um ex-capitão que agora é tenente do nosso exército estava em "Luala", vai agora para a Metrópole dar instrução para Lamego, é um tipo excepcional é capaz de saltar dum jipe a toda a velocidade, ele deita a correr e não lhe conseguem acertar com uma rajada de metrelhadora, aqui há uns tempos no dia 22 de Janeiro um avião avistou perto de "Bessa" na Mata da Sanga perto de 200 turras, esse tenente saiu de "Bessa"com 3 pelotões e apanharam 40, os pretos tem medo dele pior do que ao diabo.
Esta carta já vai longa, está quase na hora de jantar, cumprimentos para o António Henriques, Vieira dos patins, Pinheiro, Lacerda, Julio, Quitó, Nestor; Pinto, Sr. Roque e familia, Natália, Delfim, Brito, Abilio, Torres, Anibal Puskas, Zé Manel e para toda a malta do Académico.
Desejo o maior sucesso à equipa de andebol, lí cá que ficou em 2º lugar no regional, que o basquet suba de divisão, e que o hóquei ganhe o regional.
Beijos para a Luisa, Zé Carioca, Henrique, para a Mãe.
Um grande abraço para o Pai do seu filho
Mário
N.B. Diga ao Pinto para dar um abraço por mim ao Benjamim e que lhe diga que ando a tratar de vender Angola aos americanos.
Cumprimentos para o Pedro Bastos.

2 comentários:

  1. Cá está mais uma carta carregada de muito simbolismo. Hoje já mais adulto entendo o motivo dos nossos Pais tentarem disfarçar a angustia que lhes ia no pensamento. Se alguns dos novos Governantes deste País tivessem as familias a sofrer como sofreram muitas das familias Portuguesas naquele tempo, talvez não fossem tão arrogantes.
    Se as familias Portuguesas que tiveram familiares a combater nas ditas "EX PROVINCIAS ULTRAMARINAS" começarem a publicar em bloggues a correspondência dos combatentes, muitas coisas se irão desvendar e então se forem organizadas num livro então....
    Acho que se for algum dia publicado um livro com a correspondência dos antigos combatentes (mas sem censura) muita coisa e muitos nomes com muitas atrocidades se iriam saber, devia cá dar um filme, muito mas muito melhor que o que os nossos amigos américas fazem, acho que por cá não temos um Rambo mas temos muitos, mas muitos Rambos.
    Do teu irmão, logo a seguir ao que andou na GUERRA
    ZÉ MANEL

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço meu irmão.
    podes crer e isto ainda só vai no inicio, e o que para aqui ainda tenho para publicar.
    Espero que as novas gerações estejam a ler isto...
    De qualquer das maneiras fica para todos.
    Um abraço
    teu irmão
    henrique Mário Soares

    ResponderEliminar