quarta-feira, 6 de julho de 2011

Serpa Pinto 04-07-1969

"Das Terras do Fim do Mundo"

Para os seus queridos pais:
Escreve: Mário

Espero que esta carta os vá encontrar a todos de óptima saúde, que eu felizmente bem.
Devem estar preocupados com a minha demora em responder à vossa carta, mas a mesma foi-me entregue quando estava em viagem, e só chegámos no passado dia 1.
Foi mais uma coluna, mas esta com más recordações.
Saímos de "Serpa-Pinto" no dia 14 de Junho e passei o S. João em "Mavinga". A malta fez uma grande fogueira e divertimo-nos o melhor possível.
No dia 27 quando regressavamos do "Dima" ao "Cuito Cuanavale" é que foi bonito.
Na nossa coluna seguiam também carros civis, que como sempre são uns tipos cheios de pressa e como a Brigada de Engenharia Civil saía do "Dima" com a escolta de milícias, fizeram uma coluna saindo mais cedo duas horas do que os carros da tropa, e foi a nossa sorte.
Os turras tinham uma emboscada montada para nós, mas como passaram aqueles primeiro foram os que levaram.
Quando lá chegámos havia sete mortos e cinco feridos. Dos sete um era um condutor branco que levou um tiro na cabeça. Os outros eram: 2 mulheres, 2 crianças e 2 homens todos pretos, todos crivados de estilhaços de granadas.
Uma menina morreu nos meus braços quando a segurava para o enfermeiro lhe fazer o tratamento. Meu Deus, ainda agora sinto horror ao recordar aqueles momentos trágicos. Mas que guerra fazem estes bandidos quando assassinam os da cor deles ? Qual será a ideia deles.
Cá o problema é as granadas, pois os turras poucos tiros dão, mas quando soam os primeiros a malta manda-se abaixo dos carros, então os tipos lançam as granadas e, adeus vida !!
Bem no meio disto tudo tornamos a escapar e isso é que conta, a vida continua e no próximo dia 10 lá vamos para mais uma.
Creio que este mês já recebeu o aviso para levantar a pensão, pois já me foi descontada aqui.
Bem por hoje é tudo, saudades do 
Mário Luís


Sem comentários:

Enviar um comentário