sábado, 9 de janeiro de 2010

09-01-1968

Meus queridos Pais:

Espero que ao receberem esta minha carta, se encontrem de saude, que eu bem.
Estou a escrever a bordo do "Vera Cruz", já tenho 6 dias de barco e estou farto de ver só água à minha volta, ainda não enjoei, também desde que saímos de Lisboa o mar tem estado excelente, no dia 7 atravessamos a linha do Equador, às 8.30h da manhã quando subi á coberta fiquei surpreendido com o calor que se fazia, hoje de manhã choveu, depois de repente parou tudo isto com o calor a apertar.
Felizmente estou bem instalado, aos cabos da nossa companhia foram distribuidos camarotes na 3ª classe, que são bastante bons, tem ar condicionado, um lavatório com água, espelho, copos para lavar os dentes, cada camarote leva 4 pessoas, com uma cama em cima e outra em baixo, tem luz à cabeceira, tem outra lampada à beira do lavatório, e outra no tecto, tem 4 armários, enfim não posso dizer mal, comparado com os soldados sou um rei, os pobres dos rapazes estão num salão com umas camas feitas em madeira, uma em cima e outra em baixo, são perto de 60, sem ar condicionado, abafasse lá dentro, é um cheiro horrivel, passo os dias no camarote a ler e a beber cerveja, eu e os outros já bebemos em 5 dias 84 cervejas, temos as garrafas todas no camarote, cada garrafa tem meio litro e custa 9.00 escudos com direito a garrafa, leva-se uma vida santa.
As refeições são servidas na sala de jantar de 3ª classe que é uma categoria, à empregados para nos servir, dão vinho e fruta a todos as refeições, a comida é excelente, temos também uma piscina para tomar banho.
Ninguêm me disse nada por chegar atrasado, cheguei a Lisboa à 1 hora da madrugada, ao outro dia tivemos todo livre, tinhamos de estar no quartel ás 5.30h da manhã do dia 4, chegamos foram-nos distribuidos o lugar no barco, fomos em camionetas até à Rocha Conde Óbidos, fomos pôr as malas ao camarote, tornámos a sair, eu e outro colega fomos almoçar a um café pois não tinha ainda almoçado, dei umas voltas a fazer horas para o desfile, estava cheio de gente, formamos para o desfile, as senhoras do "Movimento N. Feminino" distribuiram 2 maços de cigarros, 1 esferográfica, 10 aerogramas e 1 medalha, a cada um, depois disso desfilámos, e aí é que começou o espectáculo de ver pessoas a desmair, a chorar etc, não sei porque é que dão esse espectáculo, a malta ainda fica pior ao ver aquilo, entrámos para o barco, e era um espectáculo bonito ver aqueles lenços todos a acenar, ao meio dia conforme estava previsto o barco partiu, primeiro saiu o "Niassa" para Moçambique e logo a seguir o nosso, disseram os ultimos adeus e pronto cá vamos nós, à espera que passem 2 anos.
Hoje já dissemos quanto dinheiro queriamos deixar à familia, deixei 500.00 escudos que é o máximo que se pode mandar, para serem pagos no R.I.6, esse dinheiro se for preciso podem gastá-lo e o que sobrar deposite, se for preciso todo gaste pois a mim não faz falta.
No sábado passámos pelas "Ilhas Canárias" via-se as luzes, passaram também 3 barcos por nós de resto é só água, mas é lindo especialmente à noite, gostava de os ter aqui comigo para poderem apreciar esta maravilha, na finalidade a tropa tem coisas boas, talvez nunca tivesse oportunidade de fazer uma viagem destas, nem ir ver coisas que nunca ví, o resto se tiver boa sorte e nada acontecer hei-de chegar são e salvo a casa.
Só quero que não estejam preocupados por minha causa, pois tudo há-de correr bem.
Fiquei muito satisfeito com a despedida, pois a mãe não chorou, quando assim é uma pessoa sente-se satisfeito cá por dentro e anda tranquilo.
Vou terminar pois está-me a doer a cabeça, deve ser do sol que apanhei de manhã na coberta.
Os meninos estão bem ?
Beijos para todos do.
Mário

P.S. Veja por tráz o endereço
Mário Luis Gonçalves Bastos
1º Cabo nº 03829567
S.P.M. 6236


Sem comentários:

Enviar um comentário