quinta-feira, 19 de maio de 2011

Serpa Pinto 19-05-1969

Das "Terras do Fim do Mundo"

Escreve: Mário

Queridos pais:

Ainda continuo a escrever das "Terras do Fim do Mundo", já foram rendidos 6 homens da nossa secção, mas incompreensivelmente os 5 que estivemos na secção de "Ambrizete" ainda não fomos desta. - Somos os únicos da companhia que temos perto de 11 meses em zona operacional e portanto merecíamos ser os primeiros a ir para "Luanda".
Como é lógico, ficámos aborrecidos com a injustiça que nos fizeram e escrevemos uma carta ao capitão a dizer-lhe algumas verdades, no entanto, o tipo ficou furioso e agora a sermos rendidos seremos os últimos. - Para nós também já não importa, pois 7 meses passam depressa, e aqui ou em "Luanda" é igual, mas assim o tipo ficou a saber que não está a lidar com garotos.
Também se torna difícil a rendição, pois segundo noticias dos colegas que agora foram embora, anda tudo em reboliço na companhia, pois os "heróis do arame farpado" andam a chorar à  volta do capitão com medo de para cá vir.
O batalhão que cá estava foi rendido, levou menos de 30 homens que pagaram com a vida a "soberania" das Províncias Ultramarinas.
Agora veio um de cavalaria, oxalá se portem bem.
Quem dera que os "turras" não se metam com eles, mas não devem ter sorte pois os pretos gostam de apalpar o pulso aos "maçaricos". Qualquer dia temos festa, hoje saiu a coluna e eu fiquei a descansar, pois os "maçaricos" vem cheios de medo e andam sempre com o dedo no gatilho.
Mudando de assunto: Não compreendo como é possível que não obriguem esse menino a pegar num livro, não adianta chegar ao fim do período e bater-lhe pois o mal já está feito. Agora é que devia levar umas palmadas pois ainda à tempo.
No entanto vocês aí devem saber melhor o que tem a fazer do que eu, mas não devem dizer um dia mais tarde que ele não estudou porque não quis; mas sim por não ser obrigado.
Não compreendo como esse menino tem o tempo tão ocupado, que não possa estudar, talvez ande a tirar um curso de "basket" ou de qualquer outro desporto.
Nada mais por hoje, a não ser os desejos que esta carta os vá encontrar de óptima saúde
Beijos para todos do
Mário


sábado, 7 de maio de 2011

Serpa Pinto 07-05-1969

"Aqui Terras do Fim do Mundo"

Querida Mãe:

Espero que esta carta a vá encontrar de saúde que eu felizmente bem. Deve estar alarmada com a demora da minha resposta, mas como sabe quando andámos em coluna a correspondência é-nos entregue num acampamento. Desta vez mandaram-na para "Mavinga" e nós já vínhamos a caminha de "Serpa Pinto" é por isso que estou a responder com atraso.
Embora vá com atraso, pois não sei se esta carta chegará aí em antes do dia 19, junto envio a minha prenda de anos para comprar o que quiser. Tenho medo que esta nota não chegue aí mas não à outra maneira de mandar dinheiro. Esses 500$00 são como digo a minha prenda de anos com os desejos de que o próximo dia 19 se prolongue por muitos anos. Só quero que faça o favor de comprar uma caixa de biscoitos e dê aos miúdos.
Este mês já me pagaram, comprei uma camisa de um tecido parecido com o terylene, custou 110$00. Comprei também uns sapatos de pala castanhos muito bonitos mas caríssimos 310$00, como vê as coisas não são nada baratas especialmente vestuário.
Mais nada por hoje, muitos beijos do
Mário

Serpa Pinto 07-05-1969

"Aqui Terras do Fim do Mundo"

Querido Pai:

Desde já as minhas desculpas de só agora lhes responder, mas como sabe retornei a andar sempre em movimento o que dificulta a entrega da correspondência pois é-me sempre entregue com atraso.
Já me foi pago o vencimento desde 15 de Março até ao fim de Abril, recebi 1.804$00. No entanto não sei porquê mas pagaram-me cá a pensão, já tratei de regularizar a situação para ela continuar a ser paga na Metrópole. Não mando agora os 500$00 pois já envio agora dinheiro para uma prenda para a mãe e não sei se aí chegará, mas na próxima carta envio os 500$00 para juntar ao outro. Quanto aos autos ainda nada sei, mas creio que surgirá algo dentro em pouco tempo. De momento ainda tenho em poder do Estado o dinheiro correspondente aos meses cancelados. Foi-me entregue um novo carro, uma Berliet Tramagal, este carro é muito melhor do que o Mercedes, vamos a ver se não me traz azar.
Então o hóquei caminha para a profissionalismo? Já não deve ser para mim pois um individuo sai daqui estourado interiormente.
A nossa rendição parece que agora sempre vai, já foram rendidos 6 e o capitão esteve cá e disse que até ao fim de Junho regressávamos todos a "Luanda", vamos a ver se agora vai.
O batalhão que está cá no "Cuando-Cubango" já vai embora, foram rendidos por um de cavalaria, agora vão para sul passar férias. A nossa secção foi aumentada vieram alguns da Metrópole.
Depois de amanhã tornámos a sair para o mato e agora os nossos inimigos são os "maçaricos" pois vem dai da Metrópole a pensar que isto é uma guerra e andam com as armas engatilhadas prontas a disparar, vão começar os desastres.
E por hoje é tudo beijos para os meninos e um abraço do seu filho
Mário